sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Pedagogia da autonomia - Paulo Freire

Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire.

Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro. É o Patrono da Educação Brasileira e influenciou muito, de forma crítica, na história da Pedagogia mundial.


Há docência sem discência?

    Para a formação de discentes críticos, tem de haver uma reflexão e uma prática educativo-crítica pelos docentes, pois ensinar não é somente transmitir conhecimentos; é uma criação para sua produção e construção durante a vida do aluno. Realmente quem ensina sempre aprende algo mais, aprende a ensinar, aprende novas metodologias para cada aluno; novas maneiras de transmitir o conteúdo dado. O professor tem que despertar interesse do aluno; este, um aprendiz com uma curiosidade crescente, deve se tornar um criador e formador e opinião - não se baseando em respostas prontas. Aprender de forma crítica é possível quando o docente não apenas ensina os conteúdos mas também ensinar a pensar certo. Não há como aprender de forma certa sem pesquisa. A pesquisa faz com que o educando constate, indaga-se e saia do senso comum. O educador além de estimular a pesquisar precisa mostrar ao aluno para que o conteúdo dado servirá durante a carreira dele, uma vez que criticidade não acontece automaticamente. Uma das questões referentes ao pensar certo é abolição de práticas preconceituosas de dos os tipos: raça, classe, gênero, religião. Isso vai de encontro à democracia. Uma das tarefas mais importantes da prática educativo-crítica é a proporcionar condições em que os educandos em suas relações uns com os outros e todos com docente ensaiam a experiência profunda de assumir-se. Portanto, o aluno tem de ter o conhecimento de que aprender é sinônimo de pensar certo, de forma crítica e sistêmica.

Ensinar não é transferir conhecimento 

     Ensinar é criar possibilidade para a sua produção ou construção, exige respeito ao educando, a sua autonomia e dignidade, bem como ética. O docente deve respeitar a curiosidade do educando, sua inquietude, gosto estético, sua linguagem entre outros. O autoritarismo tira a liberdade do educando, o docente deve buscar na prática a coerência do saber, utilizando do bom-senso, não confundir sua autoridade com autoritarismo em suas avaliações e decisões, considerar o saber que o educando traz consigo e diminuir a distancia entre o discurso e a prática.
A docência exige tolerância com as diferenças, exige que se conheça as diferentes dimensões da prática, serve-se de meios, técnicas, envolve frustrações, medos, desejos. É de opção progressista, possui convicção de que mudanças são necessárias e possíveis, que implica decisões, escolhas e intervenção na realidade. O educador progressista é sensível à leitura e a releitura do grupo, provocar bem como estimular nova forma de compreensão do contexto. A postura do professor e aluno é fundamental que seja dialógica, aberta, curiosa, indagadora, crítica e não apassivada e entender a relação autoridade-liberdade é de fundamental importância na relação ensino e aprendizagem, na busca por conhecimento.

Ensinar é uma especificidade humana

    O educador comprometido com sua proposta de educação deve afirmar a rigorosidade do método com o qual trabalha, tendo clareza em seus objetivos e com o pensamento que não pode ser diferente da prática, o professor precisa estar disposto a ouvir, a dialogar, a fazer de suas aulas momentos de descontração para que os alunos possam dar suas opiniões. É importante que o educador tenha uma reflexão crítica sobre a prática educativa, mostrar o que pensa e apontar diferentes caminhos, para que os alunos procure o qual acredita, se responsabilizando pelas consequências e construindo assim sua autonomia. O professor que não sabe exercer sua função ou não tem pleno domínio do conteúdo acaba ficando desmoralizado com sua turma, o professor precisa saber usar a sua autoridade em sala de aula com sabedoria, impondo respeito e não o medo. O educador deve ser generoso, sabendo reconhecer as qualidades de seus alunos e valorizar suas conquistas em sala de aula. No exercício de ensinar, conhecer e intervir faz com que possamos entender a prática educativa como um exercício constante.Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire.
Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro. É o Patrono da Educação Brasileira e influenciou muito, de forma crítica, na história da Pedagogia mundial.




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